Informações do Curso
De 299,00
Por apenas
R$
66,00mensais
Matemática
O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
O Curso de Graduação em Matemática forma profissionais qualificados e conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais e ao desenvolvimento econômico e científico, com visão crítica, tornando-se atores históricos, capazes de promover a interação entre o saber acadêmico e a sociedade.
Com relação às áreas de atuação do docente de Matemática, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos como, por exemplo:
Atuando como professor do ensino médio e superior;
A depender da área de especialização, poderá também atuar no mercado financeiro como analista profissional;
Como pesquisador;
Na criação e organização de eventos científicos;
Criação de materiais didáticos;
Avaliador em revistas e bancas científicas.
O Curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo formar um docente com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Matemática.
Formar profissionais íntegros e comprometidos com a transformação da comunidade.
Capacitar o profissional para uma visão crítica e criativa da educação, interagindo com equipes Inter e Multidisciplinares.
Atuar, integrando-se com os demais Cursos da UniFatecie, na sociedade, através de suas atividades de extensão, de pesquisa e atenção ao indivíduo, família na sua comunidade.
Atender as necessidades de ensino na graduação, pesquisa e extensão visando garantir a qualidade na formação de recursos humanos de acordo com as políticas institucionais nas áreas de educação vigentes.
Executar atividades de Matemática com habilidade, embasado no conhecimento científico.
Coordenar atividades educacionais, identificando demandas e propondo ações para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
Organizar, implementar e avaliar programas de capacitação do pessoal de Matemática sob sua responsabilidade.
Assegurar no seu relacionamento interpessoal, a individualidade e o caráter humano dos alunos, defendendo sua integridade, privacidade e seus direitos.
Desenvolver e participar da realização de pesquisas no campo da Matemática.
Analisar criticamente a realidade da educação e seus determinantes, propondo ações de superação, propiciando condições para o desenvolvimento da criação coletiva.
Desenvolver um trabalho integrado com a equipe da escola, colaborando para o desenvolvimento da assistência multidisciplinar.
Articular a docência e a educação como relações inseparáveis no cotidiano de seu trabalho, otimizando recursos sociais e pessoais.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE MATEMÁTICA
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - MATEMÁTICA
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
PROCESSOS AVALIATIVOS
EDUCAÇÃO E TRABALHO
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - MATEMÁTICA
DIREITO EDUCACIONAL
SOCIOLOGIA GERAL
EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - MATEMÁTICA
PRODUÇÃO TEXTUAL
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - MATEMÁTICA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FILOSOFIA GERAL
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - MATEMÁTICA
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO
CÁLCULO
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA
ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL
PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - MATEMÁTICA
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR
ESTATÍSTICA
CÁLCULO AVANÇADO
ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE
PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - MATEMÁTICA
CÁLCULO NUMÉRICO
ANÁLISE NA RETA
ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - MATEMÁTICA
LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MATEMÁTICA
GEOMETRIA EUCLIDIANA
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE
ACE - CULTURA E DIVERSIDADE
PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - MATEMÁTICA
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ
ALGEBRA
MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS A FÍSICA
ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL
PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - MATEMÁTICA
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL
VARIÁVEIS COMPLEXAS
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.